MarkeThings e o Reino Animal – A abelha-rainha

30 04 2009

Olá, bom dia a todos. Vamos começar, agora, a primeira edição do programa “MarkeThings e o Reino Animal”.

 

Para começar essa série, optamos por falar das ABELHAS. Esses insetinhos que voam como se fossem pesadas demais para as asas e, às vezes, vem na nossa direção como se fossem trombar na nossa cara. Sem contar as vezes em que elas enroscam nos nossos cabelos, pousam na nossa cadeira e sentamos em cima ou caem nos nossos copos de refrigerante.

 

Bom, mesmo com esses infortúnios, as abelhas são muito interessantes. Principalmente as abelhas-rainhas. Você sabe como é escolhida a abelha-rainha? Não, não há uma votação, e esse título não passa de mãe para filha.

 

Acontece o seguinte: a abelha-rainha manda na colméia. Ela fica lá, fazendo nada, enquanto as operárias trabalham e trabalham para que ela possa comer do bom e do melhor. Fora que ela vive cerca de quatro anos, enquanto as operárias vivem apenas um mês e meio. Vida longa à rainha!

 

Agora a questão é: por que elas vivem mais???? Bom, aí chegamos ao ponto-chave da conversa. Quando uma abelha-rainha está envelhecendo, as operárias começam a preparar outra abelha. Elas pegam um ovo qualquer, e o colocam em uma célula especial, onde ele vai se desenvolver melhor do que os outros. A abelha escolhida (no uni-duni-tê) para ser a abelha-rainha será alimentada apenas de geléia real, uma gosminha feita de puro hormônio e proteína. Então ela se tornará uma abelha maior, melhor e mais resistente. E, mais importante, será capaz de reproduzir. Somente as abelhas-rainhas são férteis (fica a dica! Quer engravidar? Coma geléia real, muita, muita, muita!).

 

Bom, acontece que, algumas vezes, nascem várias abelhas-rainha ao mesmo tempo. E aí, salve-se quem puder. Elas se matam até que sobre apenas uma. Bem no lema “que vença a melhor”.

 

E aí vem a parte não recomendável para menores de 18 anos. Ainda jovem, a abelha-rainha sai para o seu voo nupcial. E, não fique surpreso, afinal, nos tempos modernos isso nem é tão assustador assim, ela é fecundada por cerca de 15 zangões. Sim, a abelha-rainha é meio “vaca”.

 

Mas essa fase adolescente e piriguete da abelha-rainha passa logo. Quando ela retorna deste voo, nunca mais será fecundada por ninguém. Ela pega todo o esperma que acumulou de todos os zangões e guarda em uma bolsa, denominada espermateca (nojenta, por sinal). E aí vai usando aos pouquinhos para povoar sua colméia.

 

Existe outra coisa interessante nisso tudo. Enquanto a abelha-rainha é saudável e está lá, firme e forte em seu posto, ela libera um feromônio que impede que as operárias construam outra célula daquela onde as futuras abelhas-rainha ficam quando são apenas ovos. Já quando ela envelhece, para de produzir este feromônio e as operárias sabem que está na hora de iniciar o processo por uma nova rainha da colméia. E, quando essa abelha-rainha nasce e está pronta para assumir o lugar da outra, há um assassinato na comunidade. As operárias assassinam, fria e cruelmente, a abelha-rainha antiga. Ficam todas sobre ela, provocando a morte por sufocamento e excesso de temperatura;

 

 

Curiosidades

– A abelha rainha vive quatro anos enquanto as operárias vivem apenas um mês e meio;

– A abelha rainha se alimenta exclusivamente de geléia real;

– Somente a abelha rainha é fértil. Ela é a mãe de todas as outras abelhas da colméia;

– Quando a nova abelha rainha está pronta para assumir o posto.

 

Bom, o mundo das abelhas é muito complexo. Isso foi apenas um pouco do que elas são capazes de fazer (como por exemplo, quando há pouco mel na colméia, trancar os zangões para fora para que eles morram de fome e de frio. Mas, para mim, isso é plenamente justificável e nada cruel, já que eles são uns cafajestes que ficam de colméia em colméia, comendo e bebendo do melhor, enquanto as fêmeas se matam de trabalhar).

 

Esse foi o primeiro “Markethings no Reino Animal”. Não perca, na próxima semana falaremos sobre as CENTOPÉIAS!!

 

Anúncios

Ações

Information

3 responses

30 04 2009
Fernanda

Eu adoro esse programa, é muito interessante, fora as apresentadoras q são o máaaaxiiimoooooo. Adoro!

6 05 2009
Cristiano

Muito interessante essa nova serie, eu que não sou o fã número 1 doas animais fiquei impressionado com a história e aproveito para pedir que falarem sobre a interessante “imagino eu” vida dos vagalumes, é isso ai valeu!

13 05 2009
Rejane

Não vejo a hora de saber mais sobre as centopeias!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: